Histórico

 

Zé Francisco, oriundo de família pobre vindo da cidade de Cametá casado, pai de três filhos, é professor de educação física, bacharel em Direito, com especialização em Direito do Trabalho. Líder sindical, na juventude militou no Movimento Revolucionário 8 de Outubro – MR8, começando sua trajetóriapolítica.

Atualmente é presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Hospitais – SINTHOSP, da Federação dos Trabalhadores no Comércio do Pará e Amapá – FETRACOM e da União Geral dos Trabalhadores – UGT e, em nível nacional, atua como Diretor de Assuntos Sociais e Parlamentares da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio – CNTC.

Na sua trajetória política e na luta sindical mundial participou de diversos fóruns em defesa dos trabalhadores brasileiros nos EUA, Europa, China e Mercosul.

Em 2013, firmou sua atuação histórica na defesa doscomerciários no Congresso Nacional na aprovação da Lei nº 11.603/2007, que transformou a função de Comerciário em Categoria Profissional. A mais recente atuação foi a vitoriosa greve dos trabalhadores em supermercados, que levou mais de 30 mil trabalhadores a cruzarem os braços, pela conquista nas melhores condições de trabalho e remuneração justa.

Em sua trajetória política de 21 anos disputou por duas vezes a prefeitura de Belém como candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo Ex-Senador Ademir Andrade em 1992 e em 2012 na chapa encabeçada pelo Deputado Federal Arnaldo Jordy.

Com a representação sindical atuou no Judiciário como Juiz Classista junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região e no Governo do Estado presidiu a Imprensa Oficial do Estado – IOEPA.

A sua carreira política é marcada pelo exercício da vice-presidência do Partido Socialista Brasileiro – PSB e Tesoureiro do Partido Verde – PV. Atualmente é o presidente do Partido da Mobilização Nacional no Estado do Pará – PMN. Primeiro suplente nas últimas eleições chega à Assembleia Legislativa com a força de mais de 22 mil votos e esperanças de milhares de trabalhadores paraenses.